Páginas

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Fúria Vermelha

Livro: Fúria Vermelha - Fúria Vermelha livro 1
Autor: Pierce Brown
Editora: Globo Livros
 468 páginas
5 estrelas

Fúria Vermelha é o primeiro volume da trilogia Fúria Vermelha, e revive o romance de ficção científica que critica com inteligência a sociedade atual. Em um futuro não tão distante, o homem já colonizou Marte e vive no planeta em uma sociedade definida por castas. Darrow é um dos jovens que vivem na base dessa pirâmide social, escavando túneis subterrâneos a mando do governo, sem ver a luz do sol. Até o dia que percebe que o mundo em que vive é uma mentira, e decide desvendar o que há por trás daquele sistema opressor. Tomado pela vingança e com a ajuda de rebeldes, Darrow vai para a superfície e se infiltra para descobrir a verdade. 'Fúria Vermelha' será adaptado para o cinema por Marc Forster, diretor de Guerra mundial Z.

LISTA DE CLASSES
Ouros: Membros mais nobres da sociedade. Os mais fortes e belos, orgulhosos e vaidosos. Controlam toda a sociedade.
Pratas: Contabilizam e manipulam a moeda e a logística.
Brancos: Controlam a justiça e a filosofia da sociedade. São os pensadores.
Cobres: Também chamados de Centavos, administram a burocracia e o Comitê de Qualidade.
Azuis: São os viajantes e exploradores do universo.
Amarelos: Estudam os medicamentos e as ciências.
Verdes: Desenvolvem a tecnologia.
Violetas: Os criativos. Considerados artistas da sociedade.
Laranjas: Os engenheiros mecânicos. São os mais prestigiados da classe dos trabalhadores.
Cinzas: Também chamados de Latões, garantem a ordem e a hierarquia nas sociedades.
Marrons: Serviçais das tarefas cotidianas.
Obsidianos: Também chamados de Corvos. Elite militar da sociedade, garantem a proteção dos Dourados.
Rosas: São empregados e proporcionadores de prazer da alta sociedade.
Vermelhos: As formigas operárias da sociedade. A capacidade física e mental dos integrantes dessa cor é imensurável.


Narrada na primeira pessoa, por Darrow, o “mergulhador-do-inferno”, um Vermelho. A princípio senti uma certa dificuldade na leitura devido à quantidade de coisas novas para assimilar, mas a escrita Pierce Brown é fácil, abrindo um parêntese sem abrir – acho que ele começou “empurrando” muita informação nova no início do livro, mas nada que a gente não se adapte. Como disse a escrita é fácil, mas a leitura não é tão fluida. Mas não tem nada de chata, nadinha. Só fico impaciente porque leio mais de um livro por vez e não gosto quando a leitura fica lenta.
A obediência é tudo, é 'vida' em Marte, pelo menos Marte que Darrow conhece. Isso fica fortemente declarado no início. A obediência é colocada como cabresto com viseira. E os acontecimentos logo no início são de incomodar. Injustiça sempre incomoda.
Esse é um livro, como disse, que contém muita coisa para se assimilar: planeta, cores de raças, cores e funções, política, humanos modificados, tecnologia, costumes… mas é tudo fascinante.
Em certo momento a vida de Darrow vira de cabeça para baixo, ou, na verdade, ele coloca a cabeça para cima. Marte que ele preparava para o futuro já está lá desde do passado e uma nova luta se inicia. E todo o processo que ele passa para essa luta não é brincadeira, uma transformação dolorosa, por dentro e por fora.
Todos acontecimentos ocorrem de forma a dar movimento constante a imaginação do leitor. Agora com as novidades assimiladas a leitura flui de forma rápida e há um deleite maior. As vitórias e derrotas de Darrow vão fazendo com que haja um amadurecimento, uma visão mais clara dele e do que ele busca e o leitor acompanha de perto esse processo, é gostoso de ver.
Mas quando você pensa que tudo está indo certo… bem, descobre que a coisa pode virar, e, vira. Uma surpresa para dificultar a vida do nosso protagonista. Podendo dificultar para que facilitar? (um dos “lemas” dos militares do exército brasileiro). Ahhhh mais é só um susto, mas surpresa mesmo é o final, a decisão tomada por Darrow..
Um livro ótimo de se ler, totalmente ativo hehehehehe nem dá tempo de cochilar. Amei. E vamos para o segundo volume o Filho Dourado.
Recomendo.
Bjoo