Páginas

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

A Metamorfose


Livro: A Metamorfose
Autor: Franz Kafka
125 páginas
3 estrelas


Sinopse:
A metamorfose é a mais célebre novela de Franz Kafka e uma das mais importantes de toda a história da literatura. Sem a menor cerimônia, o texto coloca o leitor diante de um caixeiro-viajante - o famoso Gregor Samsa - transformado em inseto monstruoso. A partir daí, a história é narrada com um realismo inesperado que associa o inverossímil e o senso de humor ao que é trágico, grotesco e cruel na condição humana - tudo no estilo transparente e perfeito desse mestre inconfundível da ficção universal.




A história já começa com a transformação de Gregor Samsa em um inseto meio repugnante. Diante dessa transformação a gente vai percebendo a associação entre a transformação e a vida em si.
Gregor era um caixeiro viajante que trabalhava muito para sustentar sua família. A medida que ele teve que se adaptar a sua realidade, sua família também teve que fazer o mesmo. E o livro vai narrando toda essa dificuldade entre transformação, adaptação, dependência, reconhecimento, desprezo, prioridades, egoísmo, e a importância da vida de uma pessoa. Se quiser pensar em mais coisas aposto que você consegue.
O final eu achei inesperado.
Todo mundo fala que é um livro muito bom, ainda mais que foi escrito somente em 20 dias, mas eu sou muito ignorante, porque se eu fosse ele, demorava um pouco mais e colocava um pouquinho mais de coisa. Incluindo as mudanças inesperadas, e ou, as obrigatórias, e ainda, fardos e alívios. Mas como disse sou muito ignorante e nem vou quebrar a cabeça para tirar lição nenhuma desse livro. Já me basta a vida!
É isso.

Bjoo.